por Pedro Luso de Carvalho
O tema Cultura Nacional/Música
é o capítulo do título O Desenvolvimento
Cultural, do livro Síntese
de História e Cultura Brasileira, de Nelson Werneck Sodré. Trata-se de uma
de suas importantes obras.
Algumas linhas sobre o escritor - historiador, crítico - Nelson Werneck
Sodré, linhas essas que procurarei ampliar nas próximas postagens que farei
para completar as quatro partes deste trabalho.
Nelson Werneck Sodré nasceu no Rio de Janeiro, a 27 de abril de 1911. Foi escritor e
militar. Na carreira militar, atingiu o generalato. Morreu em Itu, SP, a 13 de
janeiro de 1999.
Possuidor de sólida cultura e de reconhecida inteligência, Nelson
Werneck Sodré dedicou-se ao estudo da História, da Sociologia e da Política.
Escreveu nesses três campos variadas obras, dentre as quais se destacam: História da literatura brasileira
(1938), Panorama do Segundo Império
(1939), Formação da Sociedade Brasileira
(1944), Formação Histórica do Brasil
(1967), Síntese de História e Cultura Brasileira
(1970).
Segue a primeira parte de Cultura
Nacional-Música, de Nelson Werneck
Sodré (In Síntese de História e Cultura
Brasileira / de Nelson Werneck Sodré. 9ª ed. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1981, p. 100-1001):
CULTURA
NACIONAL - MÚSICA (1ª parte)
(Nelson Werneck Sodré)
Se rádio e televisão não passam de técnicas, de instrumentos, está fora
de dúvida que alteram aquilo a que servem de veículo. E nenhuma arte tem sido
mais fundamente atingida e afetada pelo rádio e pela televisão do que a música.
Sua história pode ser marcada, realmente, nas diferentes etapas, segundo o
aparecimento das técnicas que ajudaram sua difusão. Por exemplo: antes do disco
e depois do disco; antes do rádio e depois do rádio. Particularmente quanto à
música popular. A outra, a erudita, de experiência em experiência, no mundo ocidental cristão, entrou num beco
sem saída.
Entre nós, Vila Lobos continua a ser sua grande expressão, com dimensão
mundial, tendo recolhido motivos populares em suas composições. Foi a música
popular que avançou consideravelmente, no Brasil, acompanhando a rápida
urbanização de nossas populações. A urbanização, pois, foi seu primeiro fator
de desenvolvimento; o segundo esteve, sem dúvida, na existência e prestígio
crescente de uma festa popular e urbana particularmente na música e na dança,
que foi o carnaval. A urbanização permitiu, por outro lado, o aparecimento do
teatro musicado, que veiculou também a música popular, antes do disco.
E no mais foram as festas; o conhecimento das novas composições tornou-se
possível assim: com festas de salão, de residências, de clubes; com o teatro
musicado; e, principalmente, com a festa anual carnavalesca, com os blocos, os
ranchos, as escolas-de-samba, e o coro da multidão. Esses veículos é que
permitiram à música popular brasileira tomar forma urbana. Alguns momentos
marcaram essa longa etapa, iniciada ainda nos fins do século XIX: o
aparecimento, por exemplo, em 1897, da marcha carnavalesca, ainda semierudita,
de Chiquinha Gonzaga: Ó abre alas.
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Pedro