5 de mar. de 2013

RUBEM FONSECA & Sua Obra




[PEDRO LUSO DE CARVALHO]

  
Natural Juiz de Fora, MG, Rubem Fonseca nasceu em 11 de maio de 1925. Formou-se em Direito na cidade do Rio de Janeiro, onde, por alguns anos, exerceu o cargo de Inspetor de Polícia, função pública da qual se exonerou para dedicar-se à literatura. Como contista e romancista teve sua obra publicada em vários países, em muitos deles, como ocorreu no Brasil, recebeu inúmeros prêmios literários, como reconhecimento de sua obra, tanto pelo público como pela crítica especializada.

      Sua extensa obra literária, nos gêneros conto e romance, receberam, dentre os muitos prêmios referidos acima, para citar apenas alguns deles: Pen Club do Brasil (A coleira do cão); Câmara do Livro de São Paulo (A coleira do cão); Associação Paulista de Críticos de Arte (O cobrador); Prêmio Goethe (A grande arte); Prêmio Giuseppe Acerbi, Mantova, Itália (Vaste emozione e pensie imperfeti); Jabuti (O buraco na parede – conto); Prêmio Machado de Assis, Biblioteca Nacional (E do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto); Prêmio Eça de Queiroz da União Brasileira de Escritores (A confraria dos Espadas – conto); Prêmio de melhor romance do ano, da Associação Paulista de Críticos de Arte (O doente Molière); Prêmio Luis de Camões, Brasil/Portugal, pelo conjunto da obra, em 2003; 14º Prêmio de Literatura Latino-americana e Caribe Juan Rulfo, México, em 2003.

      Rubem Fonseca também foi premiado como roteirista de cinema pelos roteiros dos filmes: Relatório de um homem casado, dirigido por Flávio Tambelini (prêmio Coruja de Ouro); Stelinha, dirigido por Miguel Faria (prêmio Kikito do Festival de Cinema de Gramado); A grande arte, dirigido por Walter Salles Jr. (prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte).

      Os livros de conto de Rubem Fonseca são: Os prisioneiros (1963), A coleira do cão (1965) Lúcia McCartney (1967) Feliz Ano Novo (1975), O cobrador (1979), Romance negro e outras histórias (1992), O Buraco na parede (1995), Histórias de Amor (1997), Confraria dos Espadas (1998), Secreções, excreções e desatinos (2001), Pequenas criaturas (2002), Diário de um Fescenino (2003), 64 Contos de Rubem Fonseca (2004). No gênero romance Rubem Fonseca publicou: O caso Morel (1973), A grande arte (1983), Bufo & Spallanzani (1986), Vastas emoções e pensamentos imperfeitos (1988), Agosto (1990), O selvagem da ópera (1994). Novela, Rubem Fonseca escreveu duas: Do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto (1997); O doente Molière (2000).

        O professor de Literatura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Sergius Gonzaga, no seu livro Curso de Literatura Brasileira, Editora Leitura XXI, Porto Alegre, 2004, 1ª edição, no Capítulo Ficção Contemporânea II (1970 aos dias atuais), II Principais Autores, discorre sobre a obra de Rubem Fonseca, dizendo que começou sua carreira na década de 1960 com a publicação de dois livros de contos, e que somente na década de 1970 sua obra começou a ter repercussão. Diz, a seguir, que “Ao lado de Dalton Trevisan, ajudou a revolucionar a história curta no país”.

        No subtítulo O que fica da obra, Sergius Gonzaga afirma: “A novidade temática e formal da obra de Rubem Fonseca logo seduziu o leitor brasileiro e mesmo o do exterior. E com razão. Contos como A força humanaGazelaA coleira do cãoCorações solitáriosOnze de março e O buraco na parede são, entre outros, legítimas obras-primas. De seus romances, destacam-se O caso Morel e A grande arte, que estão entre os títulos mais expressivos da ficção brasileira pós 1970. Outros, como AgostoVastas emoções e pensamentos imperfeitos e Bufo & Spallanzani, ainda que não sejam obras fundamentais, possibilitam uma leitura agradável. O estilo despojado, por vezes elíptico, os diálogos convincentes, o experimentalismo formal e o realismo com que Rubem Fonseca revela e interpreta a vida urbana brasileira forma logo imitados. É hoje o escritor que mais tem seguidores no país. A maioria destes, contudo, não possui a mesma inspiração, caindo na banalidade jornalística, na fotografia gratuita da violência ou em um vulgar gosto pela morbidez”.


  

REFERÊNCIA:
GONZAGA, Sergius. Curso de Literatura Brasileira. Porto Alegre: Editora Leitura XXI, 2004.


  
*  *  *


7 comentários:

  1. É isso aí, Pedro!

    O Brasil é repleto dos Rubem bons de pena, não é? Além do visceral e realista R. Fonseca, muito bem resenhado por ti, com seus contos e romances arrasadores, temos o saudoso Rubem Braga, talvez o melhor cronista do cotidiano que o Brasil já viu... Ah, não podemos nos esquecer do R.Alves, singelo, emocionante, inspirado! Já leu "Desfiz 75 anos"? Pois leia!

    Abraço
    Cesar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cesar,

      Como estou atualizando esta postagem, passo a usar a nova ferramenta do Blogger para responder o seu comentário, que foi feito por ocasião da primeira edição.

      Concordo com você quando fala do 'visceral e realista' Rubem Fonseca; também concordo com com sua apreciação do sobre outro Rubem - o Rubem Braga -, no tocante à excepcional qualidade de suas crônicas.

      Não li "Desfiz 75 anos", mas já está na minha mira.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. É o melhor escritor de todos os tempos. Aprendi a gostar de ler tanto por seus contos ,quanto seus romances.
    Não há palavras que possam expressar minha alegria quando se é falado em Rubem Fonseca!
    Grande escritor ,grande policial, enfim.
    Não foi a tona que ganhou o prêmio Camões, o mais prestigiado galardão literário para a língua portuguesa.
    Resumindo , eu não posso conhece-lo mas eu queria que ele soubesse que o prestigio muito , que leio tudo que ele já tenha escrito e espero que escreva mais ainda!!!
    Observação: O Seminarista foi um de seus melhores romances já escritos ,sem contar Bufo e Spallanzani .
    Beijos!
    espero que gostem de meu comentário *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jheny,

      Eu gostei muito de seu comentário, e acredito que todos os leitores também saberão apreciá-lo.

      Abraços.

      Excluir
  3. Caro dr. Pedro, sou uma amante da literatura, e este blog é um verdadeiro tesouro, e Rubem Fonseca além de alguns contos, um ou outro filme baseado em sua densa e bela obra...acabou de abrir meu apetite para desbravar mais um genial escritor brasileiro. Obrigado por mais informação para meu cérbro.
    A propósito, adorei o comentário apaixonado de Jheny.
    ps. Meu carinho meu respeito meu abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jair,

      É sempre uma honra recebê-lo em meu blog.
      Também gostei do comentário feito por Jheny, como gostei deste seu comentário.O estímulo é sempre um retorno que temos, de inestimável valor.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Boa noite,
    A poesia "dia após dia" citada por Ana Miranda como fonte de inspiração foi publicada em algum livro?
    se puder ajudar, desde já agradeço.
    att
    elmobarros

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro