6 de mai de 2008

LYA LUFT - O Silêncio dos Amantes

..
                  por Pedro Luso de Carvalho

        
        A escritora Lya Luft acaba de publicar, pela editora Record, o livro de contos de inspiração trágica, O silêncio dos amantes, depois de ter feito uma pausa na sua produção de ficção para escrever os livros de ensaios, Perdas & Ganhos e Pensar é transgredir, livros estes que foram muito bem recebidos pelos leitores brasileiros, cujas vendas, dos dois títulos, ultrapassaram a 800 mil exemplares, e, em 2006, Em outras palavras (Record), livro de crônicas, também com ótima aceitação.       
       
         A escritora gaúcha tem o reconhecimento da crítica literária brasileira e de seus leitores, também pelas suas obras de ficção, como: As parceiras, A asa esquerda do anjo, Reunião de família, O Quarto fechado e o Exílio. Esperamos que o seu novo livro, O silêncio dos amantes, proporcione a Lya Luft o êxito já obtido por suas obras de ficção, já consagradas.
.
        Josué Montello disse, na apresentação de Quarto fechado: “Louve-se ainda, nesta extraordinária criadora de figuras e situações que é Lya Luft, a sobriedade e a exatidão de sua língua literária – ajustada a seus motivos, como a pele ao corpo apolíneo. Depois de Rachel de Queiroz, de Dinah Silveira de Queiroz, de Nélida Piñon, de Ligia Fagundes Telles, de Clarice de Lispector, a sensibilidade feminina, não feminista – alcança novamente o seu altiplano com esta extraordinária Lya Luft. É fácil dizer isto. Sobretudo quando se pode provar logo depois, com este livro diante do leitor”.


.