8 de set. de 2009

ERICH FROMM - A ADAPTABILIDADE DO HOMEM

por Pedro Luso de Carvalho Escolhemos para esta publicação um texto de Erich Fromm, um dos mais destacados psicanalistas e ensaístas contemporâneos. Fromm estudou Sociologia 
e Psicanálise nas Universidades de Heidelberg, Frankfurt e Munique. Por ser descendente de judeus, e antevendo, com a ascensão do nazismo, o que mais tarde viria acontecer na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), emigrou para os Estados Unidos em 1932, tornando-se cidadão norte-americano. Seus livros ainda são traduzidos em muitos países. Deu interpretação própria às finalidades da terapêutica, aprofundando-se no estudo sobre a necessidade de ajustar o indivíduo ao meio social e cultural. Erich Fromm nasceu em Frankfurt am Main, em 23 de março de 1900, e faleceu em Muralto, Suíça, em 18 de março de 1980. Segue, pois, um trecho do livro Análise do Homem (Zahar Editores, Rio de Janeiro, 1960), trecho este que tem por título Natureza e Caráter do Homem, no qual Erich Fromm inicia-o com ênfase na situação humana, dizendo: “Um indivíduo representa a raça humana: ele é um exemplo específico da espécie humana. Ele é “ele” e é “todos”; ele é um indivíduo com suas peculiaridades e, nesse sentido, sem igual, mas ao mesmo tempo é representativo de todas as características da raça humana. Sua personalidade individual é determinada pelas peculiaridades da existência humana, comum a todos os homens. Por isso, o exame da situação humana deve preceder o da personalidade”. E, no título A Debilidade Biológica do Homem, diz Fromm: “O primeiro elemento que diferencia o homem da existência animal é negativo: a ausência relativa, no homem, de uma regulação instintiva do processo de adaptação ao mundo que o rodeia. O modo de adaptação do animal a seu mundo é sempre o mesmo; se o seu equipamento instintivo não mais estiver apto a fazer face a um meio em transformação, a espécie perecerá. O animal pode adaptar-se a condições mutáveis modificando-se a si próprio – aloplasticamente.
.
Desta maneira, ele vive harmoniosamente - escreve Fromm -, não na acepção de ausência de luta, mas na de que seu equipamento herdado torna-o uma parte fixa e imutável de seu mundo: ou ele se adapta ou morre. “Quanto menos completo e rígido for o equipamento instintivo dos animais, tanto mais desenvolvido será seu cérebro e, por conseguinte, sua capacidade de aprendizagem”. A seguir, Fromm diz que o homem está em parte em desvantagem em relação aos animais e traça uma comparação com o homem, desprovido que é desse instinto para adaptar-se, com a mesma intensidade que os animais: “O aparecimento do homem pode ser definido como tendo ocorrido no ponto do processo da evolução em que a adaptação instintiva atingiu seu mínimo. Ele aparece, porém, com novas qualidades que o diferenciam do animal: sua consciência de si mesmo como entidade independente, sua capacidade de lembrar o passado, de visualizar o futuro, e de indicar objetos e atos por meio de símbolos; sua razão para conceber e compreender o mundo; e sua imaginação, graças à qual ele alcança bem além do limite de seus sentidos. O homem é o mais inerme dos animais, mas esta mesma debilidade biológica é a base de sua força, a causa primordial do desenvolvimento de suas qualidades especificamente humanas”.
E no que diz respeito à condição gregária do homem, contrária, pois, a uma vida alienada, longe de seus semelhantes, diz Erich Fromm: “O homem é sozinho e, ao mesmo tempo, relacionado com outros. Ele é sozinho por ser uma entidade original, não idêntica a outrem, e cônscio do próprio ‘eu’ como uma entidade independente. Ele tem de ficar sozinho quando precisa julgar ou tomar decisões exclusivamente baseado no poder de seu raciocínio. E, no entanto, ele não suporta ficar sozinho, desligado de seus semelhantes. Sua felicidade depende da solidariedade que sente com os outros homens, com as gerações passadas e futuras”.
.

10 comentários:

  1. oi Pedro,

    Aqui,respondendo a chamada dizendo presente e aprendendo muito.Estudei
    Erich Fromm na faculdade e depois
    dilui a aprendizagem no tempo,como acontece com as teorias.
    Sempre é bom passar por aqui.


    Até mais,

    Cris

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Gostei de ler e aprender.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Pedro,

    O pensamento de Fromm é de uma lucidez estrutural tal que lhe confere a utilidade de ferramenta de eleição para a reflexão sobre as implicações da existência humana e, até mais além, nos domínios da metafísica.

    Mais uma vez, cada visita a este espaço é uma certeza de nos enriquecermos culturalmente, seja pela descoberta de algo novo ou pelo convite de olhar o conhecido por uma nova óptica.

    Um abraço, com amizade.

    ResponderExcluir
  4. Tem um selo “SOMOS TODOS IRMÃOS” no meu blog para você. Este selo representa o amor universal. Vamos participar desta corrente de amor, levando luz a todos os nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  5. Oi, passei pra conhecer seu blog e desejar ótimo fds.
    bjsss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, que jeito leve de dizer que somos todos um.

    ResponderExcluir
  7. Estou passando pra contar que fomos Top2 na categoria humor do Top Blog, obrigada a todos que votaram, em 2010 tem mais.
    As fotos do evento estão no blog
    bjssss e boa semana

    ResponderExcluir
  8. Tem no meu espaço um selo/prémio que lhe atribuo por eu própria achar que "vale a pena ficar de olho neste blogue". Aceite-o porque é merecido.

    http://mariabesuga-extras.blogspot.com/2009/09/selo-vale-pena-ficar-de-olho-neste-blog.html

    é um espaço que criei de propósito para estas coisas de selos e desafios a que não dava importância só os guardando e pronto. Agora neste espaço têm lugar de direito próprio e está tudo bem.

    Um abraço, Pedro Luso de Carvalho.

    ResponderExcluir
  9. Pedro, fico honrada por ter alguém como você, dono de um blog de altíssima qualidade, como leitor do meu modesto Jámêvú.
    Seja muito bem vindo!

    ResponderExcluir
  10. "I'm absolutely blown away by the creativity and originality displayed in this blog. The author's ability to present ideas from unique angles and offer fresh perspectives is truly commendable. It's blogs like these that make the online world a more vibrant and exciting place!"
    https://promocodehq.com/nike-first-responder-discount

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro