14 de jun. de 2009

JOÃO MARCELO GOMES / Documentário ‘Paiol’



por Pedro Luso de Carvalho


Nosso tema de hoje diz respeito ao documentário Paiol, filme curta-metragem, 15min, com a seguinte ficha técnica: direção de João Marcelo Gomes; pesquisa, Luciana Paes; trilha sonora original, Indioney Rodrigues; montagem, Eduardo Viana, Flávio Rocha e João Marcelo Gomes; finalização, Eduardo Vianna e Tiago Gavassi; desenho de som, Débora Opolski; direção de fotografia, Maurício Baggio e André Meirelles; produzido por Patrícia Carneiro Braga e João Marcelo Gomes.

O documentário conta a história do Teatro Paiol, que foi inaugurado 27 de dezembro de 1971, em plena Ditadura Militar, na capital do Estado do Paraná, Curitiba, com a apresentação de Vinícius de Moraes, Toquinho, Marília Medalha e Trio Mocotó, com belas imagens e com depoimentos de pessoas que estiveram ligadas ao teatro, dentre eles o arquiteto Jaime Lerner, o historiador Marcos Napolitano e o cantor e compositor João Bosco.

Depois da edição de Paiol - documentário que vimos, minha mulher Taís e eu, duas ou três vezes - João Marcelo dirigiu outro curta-metragem, este, de ficção, intitulado A respeito do vento, cujo roteiro foi escrito pelo próprio diretor em parceria com seu pai, Roberto Gomes, filósofo (Crítica da Razão Tupiniquim), cronista (Alma de bichos), contista (Exercício de Solidão), e romancista (Os dias do demônio, Todas as casas, Júlia, entre outros).

Atualmente, João Marcelo Gomes está envolvido com os retoques de um documentário para a televisão; desta vez trata-se de um filme de média-metragem contando a revolta de 1957 no sudoeste do Paraná, documentário esse que, suspeito, está baseado em 1957, A revolta dos posseiros, importante livro escrito pela professora Iria Zanoni Gomes, mãe do cineasta João Marcelo e mulher do escritor Roberto Gomes.

4 comentários:

  1. Bom dia Pedro Luso!
    Interessante saber um pouco sobre o documentário "Paiol", esse filme de curta metragem. Pelo visto, uma bonita página de pessoas ligados ao nosso teatro. Nessa época da ditadura, Vinicius de Moraes sempre se fazia presente. Esteve ao lado de Lula, no ABC Paulista, já em 77, e em muitas outras manifestações a favor da democracia e de nossa cultura.
    Aproveito para lhe informar que seu blog está em destaque na minha página, ocupando a coluna do lado esquerdo do blog.

    Um forte abraço...

    Edward de Souza

    ResponderExcluir
  2. Não conheço o documentário, mas fiquei interessada lendo as suas preciosas informações.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. O prédio é belissimo e sua postagem melhor ainda!

    Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Anônimo09:38

    AMIGO VOCES ESTÃO FAZENDO UM DOCUMENTARIO A REVOLTA DOS POSSEIROS VEJAM A MUSICA A REVOLTA DOS POSSEIROS DE NINO PASA E PENSEM EM INCLUI-LA NO DOCUMENTARIO ELA É A MUSICA QUE MAIS RETRATA A REVOLTA DOS POSSEIROS VEJAM NO GOOGLE FOI ESCRITA NO CINQUENTENARIO DA REVOLTA.
    AGUARDO RESPOSTA
    0463536-7317
    ANAIZA

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro