19 de set. de 2013

[Cartas] ALBERT EINSTEIN & Sigmund Freud





[ PEDRO LUSO DE CARVALHO ]


As cartas, de pessoas ligadas aos mais variados ramos do conhecimento, constituem-se em documentos importantes para a História da Ciência e das Artes, como para a História da Civilização, uma vez que o missivista relata fatos de uma determinada época sobre a existência de acontecimentos, como ocorre com os documentos oficiais (institucionais), que, igualmente, se prestam, como ensina Jolivet, para o estudo dos fatos do passado que influíram na evolução das sociedades humanas.

Sendo assim, pode-se entender por que são tão valorizadas as cartas que foram trocadas entre Albert Einstein, gênio da Ciência, e Sigmund Freud, criador da Psicanálise,

Segue, pois, a carta que Einstein escreveu a Freud, no mês de abril de 1936:



CARTA DE EINSTEIN PARA FREUD

Princeton. 21.4.1936,
Verehrter Herr Freud:

Sinto-me contente de que esta geração tenha a boa sorte de poder valer-se da oportunidade para expressar-lhe o seu o seu respeito e a sua gratidão, na qualidade de um dos seus maiores educadores. Indubitavelmente, o seu trabalho não criou facilidades para as pessoas leigas, marcadas pelo ceticismo, viessem a formular um julgamento independente a respeito. Até a bem pouco tempo podia eu aprender tão-somente o poder especulativo de suas concepções, juntamente com a sua enorme influência sobre a Weltanschauung da era presente, sem achar-me em condições de formar uma opinião conclusiva acerca do grau de verdade que nelas se continha.

Não há muito tempo, no entanto, tive a oportunidade de ouvir umas poucas coisas, em si mesmas não muito importantes, que, segundo o meu juízo, excluem qualquer outra interpretação que não seja a oferecida pela teoria da repressão. Senti-me satisfeito em ter dado com essas coisas, já que é sempre encantador quando uma grande e bela concepção prova a sua harmonia com as coisas da realidade.
Seu A. Einstein.

No final da carta, que escreveu para Sigmund Freud, em post scriptum, Albert Einstein pediu-lhe: “Por favor, não responda a esta carta. Meu prazer em valer-me da ocasião para escrever-lhe já me é suficiente”. Tal pedido, no entanto, não foi atendido por Freud, que a respondeu quase em seguida, em abril de 1936.

Segue a resposta de Freud à carta de Einstein:



RESPOSTA DE FREUD A EINSTEIN

Viena, 3.5.1936,
Verehrter Herr Einstein:

São vãs as sua objeções para que eu não responda à sua amável carta.

Efetivamente preciso dizer-lhe quão satisfeito fiquei da alteração havida no seu julgamento – ou, pelo menos, início de alteração. Sem dúvida que eu sempre soube que você me “admirava” por uma questão de cortesia e que acreditava muito pouco em quaisquer das minhas doutrinas, embora frequentemente eu me perguntasse a mim mesmo o que, na verdade, havia nelas para ser admiradas, se não fossem a expressão da verdade, isto é, se não contivessem uma larga medida de verdade.

Incidentalmente, não acredita você que eu teria sido mais bem tratado se as minhas doutrinas contivessem uma porcentagem maior de erros e de extravagâncias? Você é tão mais moço do que eu que posso esperar contá-lo entre meus “seguidores” quando atingir a minha idade. Uma vez que, então, não poderei certificar-me disso, antecipo agora o prazer dessa possibilidade. (Você bem sabe o que se passa na minha cabeça: ein Vorgefühl von solchem Glück geniesse ich, etc.)

In herzlicher Ergehenheit und unwandelbarer Verehrung,
Ihr Freud.

Sigmund Freud nasceu em 6.5.1856, em Příbor, República Checa, e faleceu em 23.9.1939, em Londres, Inglaterra. Albert Einstein nasceu em 14.3.1879, em Ulm, Alemanha, e faleceu em 18.4.1955, em Princeton, EUA. Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921. A correspondência entre Sigmund Freud e Albert Einstein (Por quê da guerra?), foi publicada em 1933, na Europa e nos Estados Unidos.




REFERÊNCIAS:
JOLIVET, Régis. Vocabulário de Filosofia. Rio de Janeiro: Livraria Agir Editora, 1975, p. 110.
JONES, Ernest. Vida e Obra de Sigmund Freud. Tradução de Marco Aurélio de Moura Mattos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975, p. 743-744.



*  *  *



12 comentários:

  1. Te vi lá entre meus seguidores e caminhei no teu rastro...Vim conhecer seu espaço e te deixar um carinho. Bjs, obrigada por seguir minhas letrinhas.

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro,
    As cartas são documentos que mais "revelam" os aspectos do inconscientes, sabia? Não apenas pelo conteúdo delas ( que direcionamos pela mente concreta), mas sim, pelas mensagens nas "entrelinhas"...
    Este é um princípio importante para um compositor musical. Porém, é preciso "fazer esta leitura metafísica"...

    Abraços,
    Nirma Regina

    ResponderExcluir
  3. Pedro Luso

    Além de uma deferência recíproca, entre as dua sumidades, ficou expressa grande humildade.

    A singularidade dos homens, efectivamente, grandes do planeta terra!

    Daniel

    ResponderExcluir
  4. Uma boa sugestão de leitura.

    ResponderExcluir
  5. Só há dois tipos de homens que fazem declarações que não demandam respostas: os estúpidos e os gênios.

    ResponderExcluir
  6. De fato Daniel, a humildade presente na troca de cartas chama a atenção. Conheço muita gente que se acham tão bons que dispensam comentários, e quse sempre se pensam acima das outras pessoas.
    Também fiquei pensando como, em nossos tempos, se dará o registro para a sociedade das correspondências dos nossos grandes homens? Teremos que descobrir as senhas dos e-mails?

    Abraços Pedro...

    ResponderExcluir
  7. Pedrão

    Mais uma excelente postagem neste teu excelente blogue. Excelentíssimo!

    Uma vez, já lá vão uns bons anos, visitei a casa de Freud em Viena. E não só tive a possibilidade de ver o famosíssimo divã, como também pude mirar cartas (cópias) que o criador da psicanálise escreveu. E que fizeram parte de troca de correspondência com outra gente conhecida.

    Entre elas, lá estavam - e julgo que estão - as que aqui citas. Foi uma epistolografia bastante ácida, se o meu klein, klein Deutsch deu para entender alguma coisa.

    Tudo isto me veio à memória quando chego aqui e vejo o resultado do teu trabalho de pesquisa transmudada em texto. Repito, tripito, quadripito: excelente.

    ResponderExcluir
  8. HOLA.

    PUBLIQUE ESTO EN MI BLG.
    http://albertohugorojas.blogspot.com/2010/04/ayuda-porfavorcore-perrita-de-aguas.html

    ME LO PIDIO ALGUIEN MUY ESPECIAL PARA MI. LOS DOS ESTAMOS MUY LEJOS PARA HACER ALGO.

    LOS DATOS ESTAN CONFIRMADOS Y NO ES NINGUN CORREO DE ESTOS DE PASALO. YO HABLE CON LA PERSONA DE CONTACTO.

    SE QUE MUCHOS PERROS CORREN LA MISMA SUERTE, PERO EL CORAZON QUE DIBUJA SU PELO TRANSMITE ALGO ESPECIAL.

    SI PUEDES PONERLO EN TU BLOG, PASARLO A ALGUIEN O SI PUEDES INCLUSO ADOPTARLO O SABES DE ALGUIEN DE LA ZONA QUE LE PUEDA DAR UNA OPORTUNIDAD DE VIDA SERIA GENIAL... SOLO TIENE HASTA EL 15 DE MAYO DE VIDA.

    GRACIAS POR LO QUE PUEDAS HACER.

    ALBERTO HUGO ROJAS
    QUE TENGAS FELIZ DIA

    ResponderExcluir
  9. Anônimo12:49

    Caríssimo Pedro Luso é com muito prazer que finalmete escrevo-lhe, primeiro para dizer da imensa felicidade de tê-lo como meu seguidor, após ler este blog e a Gazeta, não sei se sou digno. A humildade que muitas vezes falta entre nós pobres mortais, nos é oferecida por dois "monstros" que fizeram (e ainda fazem) a história. Demonstram que respeito a opinião alheia, muitas vezes, nos fazem refletir e às vezes podem nos servir como um próximo passo em nosso trabalho. Meu caro, cá estarei muitas e muitas vezes, pois o que ofereces me tenta muito, tanto na Gazeta, pois formado em Direito, embora não exerça, por força do trabalho, é assunto que sempre me interessa...e este blog que tem tanto a me oferecer...
    ps. Muito obrigado e grande abraço

    blog do Jair ou histórias de músicas e pessoas (jair machado rodrigues)

    ResponderExcluir
  10. Excelente postagem, Pedro.

    Graças à toda uma preceptística e tratadística que permaneceu oficialmente até o século XVIII, podemos nos reportar à belíssimas escritas, porque escrever cartas era uma arte e tem cunho muito importante dentro de toda a Literatura.

    Uma pena que com o imediatismos do dia-a-dia e com o individualismo decorrente de uma sociedade extremamente capitalista, este ato de dialogar com os ausentes tenha se acabado.

    Resta-nos a comunicação virtual,muitas vezes frívola e inconsequente.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  11. Anônimo22:46

    Vim até aqui...
    para te trazer gentilezas...
    e beijos gentis...
    Leca

    ResponderExcluir
  12. Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro