16 de nov. de 2009

[Editora Hedra] RUI BARBOSA - Oração aos Moços




 – PEDRO LUSO DE CARVALHO

 A última grande criação de Rui Barbosa foi Oração aos Moços, que, para os críticos, foi a sua obra-prima. Esse texto foi escrito por Rui para homenagear os formandos da Faculdade de Direito de São Paulo, da turma de 1920, dos quais foi paraninfo.
Enfermo, Rui Barbosa não pode comparecer à solenidade de formatura; o seu discurso (Oração aos Moços) foi lido pelo professor Reinaldo Porchat. Escreveu Rui, como introito da sua peça de oratória:
Não quis Deus que os meus cinquenta anos de consagração ao direito viessem a receber no templo do seu ensino em S. Paulo o selo de uma grande benção, associando-se hoje com a vossa admissão ao nosso sacerdócio, na solenidade imponente dos votos em que o ides esposar.
Essa obra – Oração aos Moços – prestou-se para coroar o trabalho realizado por mais de cinquenta anos, por esse homem brilhante – exemplo de dedicação ao trabalho, que foi uma de suas tantas virtudes –, por esse homem honrado e de grande erudição – que teve por missão a luta contra a Monarquia –, por esse homem que não se cansou de defender o povo escravo, até que fosse proclamada a abolição da escravatura.
Constitui-se, Oração aos Moços, numa das mais brilhantes reflexões produzidas pelo jurista sobre o papel do magistrado e a missão do advogado. O autor faz um balanço de sua vida como advogado, jornalista e político, como exemplo para as novas gerações. Disse Gladstone Chaves de Melo:
Oração aos moços é o canto do cisne de Rui Barbosa, é a mais realizada de suas obras, a que com maior autenticidade, creio, nos dá a medida e o tom de seu estilo. Disse eu alhures que é ela a obra trabalhada da língua portuguesa.
Para essa edição de Oração aos Moços, fui convidado pela Editora HEDRA, de São Paulo, para escrever a introdução da obra – honra da qual não poderia declinar.
Quando a HEDRA publicou Oração aos Moços, de Rui Barbosa, no segundo semestre de 2009, tive a satisfação de ver o meu nome ligado ao mestre em razão dessa edição, na qual o meu nome consta na respectiva Ficha Técnica.
A Introdução que escrevi, em quinze páginas, para a publicação de Oração aos Moços, pela HEDRA, editora paulistana com reconhecidos méritos, fortaleceu mais ainda a minha convicção sobre a genialidade de Rui Barbosa.

Ficha técnica da obra:
Autor – RUI BARBOSA
Título – ORAÇÃO AOS MOÇOS
Organização – MARCELO MÓDOLO
Introdução – PEDRO LUSO


  *  *  *


5 comentários:

  1. Uma délícia seu blog!
    Instrutivo, nutritivo.
    Dá boas dicas de obras e autores e é um apanhado interessante. Suas resenhas são ótimas.
    Comentários com ares de jornalista, e dos bons (desculpe o palpite, não sei sua profissão).
    Também adorei suas poesias,são pessoais e intensas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Caro Pedro,

    Estou orgulhoso de você! Meus parabéns por esta conquista. Vou atrás do meu exemplar aqui em Sampa!

    Vou circular com meu exemplar por aí embaixo do braço e já posso até imaginar um diálogo que poderá ocorrer.

    Eu encontrando um amigo:

    - Ta vendo este livro aqui, meu amigo!

    - Quer dizer que vc foi amigo do Rui Barbosa??

    - Oh, ignorância! Obviamente não! Rui Barbosa morreu há tempos. Sou amigo do Pedro Luso, que escreve a introdução aqui desta obra...

    Ele pegará o livro da minha mão, lerá um trechinho e ficará com cara admirado. Aí eu completarei, sem dó:

    - Agora só falta você me envergonhar e dizer que não conhece o Pedro Luso!?"


    Abraços e parabéns mais uma vez!
    Cesar

    ResponderExcluir
  3. oi Pedro,

    A elevação espiritual ,a grandeza do conhecimento,o panteão iluminado que você apresenta neste espaço reitera o crédito na nobreza e dignidade dos que se dedicam ao saber.
    De herança de meu pai recebi uma antologia de Rui Barbosa em sua primeira edição,precioso legado.Parabéns pelo seu trabalho.
    E agora vou ler Rilke.Ganhei meu dia com sua generosidade.

    Muito obrigada,

    Cristina Siqueira


    Apareça.

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro Luso! Inicialmente quero lhe parabenizar pelo conteúdo do seu blog: cultura pura. Precisamos muito desse tipo de divulgação na blogosfera.
    Posso imaginar sua satifação ao ver seu nome relacionado ao brilhante Rui Barbosa.
    Quanto à "Oração aos Moços", meu querido pai vivia citando pedacinhos da Oração. Essa oração foi uma bela homenagem aos formandos da Faculdade de Direito, sem dúvida.Obrigada por passar pelo meu blog e permanecer entre os amigso que lá estão. Gostei muito e fiquei por aqui.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Adoro Rui Barbosa!

    Abraço

    Mariza

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro