22 de jan. de 2022

[Poesia] O VENTO MALDITO – Pedro Luso de Carvalho

 




      O VENTO MALDITO

                      - Pedro Luso de Carvalho



De onde vem este vento pleno

de mau agouro? Virá das tumbas

de tempos remotos? – Gélido frio

perpassa-me o corpo.

Maldito vento, por que não cessas

e voltas para teus mortos?

Ou será teu desejo levar-me

contigo como troféu?

A quem servirá minh’alma?

Troféu algum valerá trabalho

tamanho para essa viagem

das trevas, vento maldito

com presságio de morte.

Não vês que ainda tenho sonhos,

tenho amores para amar,

injustiças para corrigir?

Vai-te daqui, vento agourento!

Irei contigo, mansamente,

maldito vento dos cemitérios,

quando não mais puder sentir

a dor dos homens secos pela fome.





________________________//_________________________






22 comentários:

  1. Poema deslumbrante, que me fascinou ler. Gostei muito.
    .
    Cumprimentos…Sábado feliz
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,amigo Ricardo.
      Agradeço a sua visita e o comentário, poeta.
      A sua presença neste espaço é muito importante.
      Um ótimo domingo aí no belo Portugal.
      Grande abraço.

      Excluir
  2. Há ventos malditos, na verdade.
    Mas nem todos os sentem, talvez por falta de sensibilidade...
    Excelente poema, os meus aplausos para o seu talento e inspiração.
    Bom domingo e boa semana, caro Pedro.
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Jaime.
      É uma honra para nós recebermos a sua visita e o seu comentário, talentoso poeta que você é. Muito obrigado, Poeta.
      Uma ótima semana, caro Jaime,com saúde, aí em Portugal.
      Grande abraço.

      Excluir
  3. Ventos que começaram no Norte e que teimam em não amainar.
    Já cansa.
    Abraço, boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Pedro Coimbra.
      Espero que sua família esteja com saúde, aí em Macau.
      Muito obrigado pela visita a este espaço.
      Boa semana, amigo.
      Um abraço.

      Excluir
  4. Ver o vento como presságio de morte, como maldito, é o mais natural neste tempo em que somos cercados por uma tragédia que não nos larga...
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Pedro.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Graça.
      Uma honra para nós, do Blog Panorama, receber a sua visita, com o seu comentáeio. Obrigadoquerida amiga Poeta.
      Desejo sucesso para o seu mais recente livro de poemas, lançado aí em Portugal.
      Uma ótima semana, amiga Graça.
      Um beijo.

      Excluir
  5. Olá, amigo Pedro.
    Poema intenso, onde a dura realidade dos nossos tempos, está refletida nestas palavras.

    Gostei muito de ler.

    Parabéns!

    Votos de uma excelente semana, com muita saúde.

    Abraço amigo

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amigo Mário.
      A presença de mais um poeta português, de muito talento, como é o seu caso, caro Mário Margaride, prestigia meus blogs Panorama e Veredas, pelo que agradeço.
      Meus votos de uma ótima semana, poeta, com muita saúde.
      Grande abraço.

      Excluir
  6. Um poema elegante, mas impactante. Mas teu texto soa-me como uma súplica, ao mesmo tempo que enfrentamos esse maldito vento que faz sua ronda como urubu, esperando mais uma de suas presas.
    Esse poema mostra um conformismo em partir, mas na hora que sentirmos que nada mais há por fazer.
    Também lembrei das palavras de Gilberto Freire quando diz: Venha doce morte... Não, a morte não é doce, mas peço a amarga morte que ela venha docemente.
    Tão dolorido e verdadeiro poema. Porém belo!
    Beijinho - daqui do lado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Blog Panorama sente-se orgulhoso com a visita da talentosa cronista Taís Luso, que, no seu comentário sobre o meu poema O Maldito Vento não deixou de valorizar o trabalho do poeta. Então, agradeço o estímulo da minha cronista favorita.
      Um beijinho daqui do escritório.

      Excluir
  7. Pedro
    Os ventos por vezes trazem maus prognósticos.
    Será que é apenas uma profecia?!
    Um poema que é quase um grito de revolta sobre muitas coisas e que fez do vento o seu mote.
    Gostei bastante.
    Desejo que tenha um bom fim-de-semana cheio de saúde e harmonia.
    Beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Piedade.
      ´É com satisfação que recebo a sua visita neste espço. Também o seu comentário, sobre o meu poema, deu-me muita alegria.
      Obrigado, poeta.
      Um bom final de semana, minha amiga Piedade, aí no seu belo Portugal, com saúde e paz.
      Beijo.

      Excluir
  8. Hola Pedro, llevaba tiempo sin leerte y de verdad que la fuerza de ese viento que a veces asusta me ha hecho leerte varias veces, me ha gustado mucho el poema, ella, la muerte ya vendrá a su debido tiempo y desde luego que sea dulcemente
    Un abrazo
    Carmen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carmen!
      É sempre muito bom ver você aqui no meu espaço (o mesmo ocorre quando recebo você no meu outro espalo, qual seja: Blog Veredas) .
      Obrigado, minha amiga Carmen, pela visita e comentário.
      Meus votos de uma ótima semna.
      Um abralo.

      Excluir
  9. Pedro,
    Eu adoro o vento
    pois entendo que ele
    sempre pode trazer mudanças.
    Seus versos são
    forte e belos.
    Bjins de boa nova semana.
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Catia!
      É sempre muito bom receber a sua visita nos meus blogs (Panorama e Veredas), e também os seus estimulantes comentários, pelos quais fico muito grato.
      Meus votos de uma ótima semana, Catia.
      Beijo, minha amiga.

      Excluir
  10. Amigo Pedro,
    para quando ventos de mudança e bonança, que nos afastem desses malditos ventos, que nos cercam e nos desesperam.
    Um belíssimo e intenso poema que define na perfeição a incerteza e dor destes tempos difíceis que estamos passando.

    Um beijinho com estima


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, amiga Fê, muito bom encontrar você aqui no blog Panorama, o mais antigo dos meus blogs, e ter lido seu comentário tão estimulante.
      Obrigado, você será sempre muito bem-vinda também nesse espaço.
      Um beijo, bom final de semana, com muita paz.

      Excluir
  11. Olá, amigo Pedro,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.

    Abraço amigo.

    Mário. Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Obrigado, caro Mário Margarite.
      É uma honra receber a visita e o comentário do poeta amigo português.
      Votos de um ótimo final de semana, poeta.
      Grande abraço.

      Excluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro