19 de fev. de 2009

JOSÉ SARAMAGO E SEU NOVO LIVRO





- PEDRO LUSO DE CARVALHO



Acho que todas as pessoas que se interessam pela literatura estiveram preocupadas com a saúde de José Saramago, em parte do ano de 2007 e nos últimos meses do primeiro semestre de 2008. Em algumas fotos de Saramago, mostradas por alguns jornais e revistas, víamos o escritor muito magro e abatido. Saramago parecia ter envelhecido muito nesse espaço de tempo.Vi, pois, com preocupação as fotos que foram tiradas do escritor durante a sua doença (ou quando já convalescia).

Quando publiquei este texto no meu outro blog, disse que naquela ocasião as fotos mais recentes do escritor português mostravam que os problemas respiratórios haviam cedido, e que podíamos vê-lo com melhor aparência. Falei da agradável surpresa que tive com a sua convalescença, e que a essa boa notícia se somava outra, o lançamento da novela A viagem do elefante, que Saramago autografou. O livro foi escrito no final de 2007, quando o escritor se encontrava hospitalizado. Pilar Del Rio, mulher de Saramago contou, na ilha de Lanzarote onde vive o casal, que a novela é uma reflexão sobre o sentimento da ‘compaixão solidária’..

A novela, que Saramago define como ‘um conto’, descreve a viagem épica, e ao mesmo tempo prosaica e jovial de um elefante asiático chamado Salomóm, que, no século XIX, percorreu mais da metade da Europa, conta a jornalista Pilar Del Rio; e acrescenta que a história se baseia em fatos da época de Maximiliano da Áustria, que nasceu em Viena, foi nomeado imperador do México em 1864 e fuzilado em 1867. O livro A viagem do elefante contém 240 páginas, e parte do texto pode ser lido no blog de sua Fundação.

Falando pelo marido, Pilar diz que o leitor vai encontrar ironia, sarcasmo, beleza em estado puro e a responsabilidade de escrever. Diz mais: e, como já se tornou característico do Prêmio Nobel de Literatura de 1998, também em 'A Viagem do Elefante' ele pontua de acordo com suas próprias regras. Pilar conclui: os diálogos se intercalam na narrativa, um todo que o leitor tem que ordenar segundo sua respiração, que dessa forma, Saramago continuamente implica o leitor no texto, “porque escrever, como ler, não são ações inocentes”.

Então, neste início de 2009, não apenas podemos ler A viagem do elefante, como podemos esperar que Saramago nos surpreenda mais uma vez com um novo livro. Resta-nos, pois, desejar ao escritor e à sua esposa Pilar Del Rio, que desfrutem este ano com saúde, que é o mais importante.






                                    *  *  *