7 de jul. de 2009

PETER WEIR - Sociedade dos Poetas Mortos

por Pedro Luso de Carvalho

O filme Dead Poets Society, dirigido por Peter Weir (o mesmo diretor de A Testemunha), foi lançado nos Estados Unidos no ano de 1989, e não tardou a chegar às telas brasileiras com a correta tradução de Sociedade dos Poetas Mortos. O filme recebeu o Oscar de melhor roteiro original; o roteirista Tom Schulman foi o responsável pela merecida premiação. O ator principal do filme, Robin Williams, representa um professor distante dos padrões da época e da escola; ele é o responsável pelas aulas de literatura inglesa.

A história se passa na Nova Inglaterra, que recebe alunos em regime de internato, no fim dos anos 50. A atuação desse professor é diferenciada de seus colegas, fato que preocupa a diretoria da Escola, que se mostra ressentida com a sua maneira anticonvencional de ministrar as suas aulas, insistindo que seus alunos aprendam a pensar por conta própria; que aprendam a discutir poesia e “aproveitar cada dia ao máximo” - em latim, Carpe Diem. Li numa revista, na época em que o filme foi lançado, não me lembro qual era, que a história desse professor foi inspirada em Jean-Paul Sartre; não sei se é verdade, mas o certo é que sempre que vejo o filme (Dead Poets Society), como o fiz ontem – muito distante, portanto, do ano de seu lançamento –, me vem à mente a figura de Sartre; da mesma forma que volto a pensar na sua mensagem (do filme), transmitida por esse professor idealista, que ensina seus alunos a pensar por conta própria e aproveitar cada dia ao máximo (Carpe Diem). Por isso, acho que sempre vale a pena rever esse filme para não esquecer a sua mensagem.

11 comentários:

  1. Anônimo16:40

    Guilherme Roesler disse:

    Esse é, para mim, um dos melhores filmes de todos os tempos. Não há nada a ser melhorado.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Em Portugal foi traduzido como "O Clube dos Poetas Mortos". É um excelente filme que mostra a excelência de um professor que ousa ser diferente. Lindo!

    Um abraço desde Portugal:)

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida um grande filme, a rever sempre... obrigado pelas palavras.
    bj
    Chris

    ResponderExcluir
  4. Abraços aos amigos de Portugal, 'Diabinhosfora' e Chris.

    Obrigado pelas visitas.

    Pedro.

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo, magnífico blog. El próximo viernes 10 de julio haremos un breve comentario del mismo en el Blog literario Asamblea de palabras para que nuestros lectores y lectoras se den una vuelta por él.
    Un saludo.

    ResponderExcluir
  6. Tens razão! É um excelente filme que não envelhecerá jamais!
    Abraços de quem trabalha em escola...

    ResponderExcluir
  7. Ay, me equivoqué, es el 17, jeje.
    Un saludo.

    ResponderExcluir
  8. SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS - PETER WEIR

    Grande postagem rever este filme, que foi um marco do cinema, e saber viver um pouco mais neste mundo.

    ADOREI,
    Efigênia Coutinho

    ResponderExcluir
  9. É verdade, Efigência, com a mensagem desse filme (Sociedade dos Poetas Mortos), podemos aprender as lições do professor, quais sejam: pensar por conta própria e aproveitar cada dia ao máximo.

    Abraços,

    Pedro Luso.

    ResponderExcluir
  10. Riquíssimo seu blog, essencial até ! abs

    ResponderExcluir
  11. Este é um filme que nos faz penar o quanto temos medo de seguir adiante com nossos sonhos, de nunca desistir. Que tudo na vida exige sacrifício, que a vida é mais do que fórmulas, que a poesia da vida não está em sua métrica, mas sim em seu conteúdo e magia.

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro