por Pedro Luso de Carvalho
Na quarta parte de A Música Brasileira, dei realce ao que disse
Nelson Werneck Sodré, in Síntese de História da Cultura Brasileira, 9.ª
ed., Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, 1981: "apesar das concessões
feitas diante das preferencias artísticas e musicais norte-americanas, a Bossa
nova trouxe indiscutível benefício para renovação do nosso ambiente musical e
contribuição no sentido da preservação do prestígio e da justa evidencia da
música popular brasileira". Agora, na continuação da referencia feita por
Sodré sobre o texto de Claribalte Passos, entendo ser importante dar o devido
destaque ao que este diz sobre a Bossa Nova:
“A crédito do pessoal da Bossa Nova fica, porém, o esforço benéfico em
favor da nossa música popular de modo geral esquecida e sofrida, graças aos
falseamentos de suas tradicionais características, como que encostada à parede
pela avalancha de produção musical importada e forçada através das missões
diplomáticas sediadas no Brasil. Não adianta negar, pois, a respeito desse
acintoso e criminoso 'financiamento' oriundo do exterior em detrimento dos
nossos autores, maestros, instrumentistas e cantores, numa concorrência
artístico-cultural das mais revoltantes e desleais. E o pior, em tudo isto,
pasmem leitores – salienta Claribalte Passos -, é a ajuda recebida por tais
'invasores artísticos' por parte das emissoras de rádio, das televisões e das
próprias fábricas de discos! (...)
A realidade, porém – diz Passos -, não deixa que alimentemos dúvidas.
Basta para tanto, que sejam observadas as chamadas Paradas de Sucesso (Hit Parade) das emissoras nacionais de
rádio e de televisão. Nelas, sem nenhuma contestação, predominam atualmente as
produções musicais americanas, francesas e italianas, graças ao expediente fácil das versões realizadas, por incrível que pareça, pelos autores
brasileiros e até mesmo alguns que nem compositores são!”
Depois de ter dado a posição de Claribalte Passos sobre esses fatos,
Nelson Werneck Sodré escreve que o julgamento final do crítico não deixa
dúvidas, quando afirma que “a mensagem artística oferecida pela Bossa Nova... trouxe
indiscutivelmente resultados promissores para a ativação e até mesmo um
renascimento da música popular brasileira. (...) Enunciou a Bossa Nova a
necessidade de renovar velhas estruturas harmônicas do nosso samba, polindo
suas arestas, encorajando novos e veteranos a cerrarem fileiras em favor da sobrevivência musical brasileira. E, assim, nas emissoras de rádio e televisão,
a nossa música popular brasileira”. A Bossa Nova então passou a ser
apresentada, no dizer de Sodré, como o saboroso prato do dia no cardápio
gustativo popular.
A análise mais profunda do movimento musical - diz Sodré - que marca
atual etapa foi realizada por Nelson Lins de Barros. “O movimento
caracterizou-se – escreveu ele – por duas tendências concorrentes; uma, fazer
frente à invasão da música estrangeira, principalmente, elevando seu próprio
nível artístico. Enfim, atualizar o seu padrão ao nível internacional para fazer
frente a essa música internacional”. E diz como isso ocorreu: “Ao surto
industrial correspondeu um considerável melhoramento das condições técnicas
propícias ao desenvolvimento da música: multiplicação de rádios, televisões,
orquestras, instrumentistas, cantores, etc. A música brasileira já havia,
anteriormente, alcançado grandes picos, mas nessa época não correspondia ao
desenvolvimento do país".
Na próxima postagem, e última parte de A música Brasileira,
veremos como surgiu a Bossa Nova, sob o enfoque de Nelson Lins de Barros, e,
finalmente, a abordagem, sob a ótica de Nelson Werneck Sodré, dos motivos que
impediram que a Bossa nova, nascida da classe média, como diz o escritor, e
pretendendo ultrapassar o próprio nível cultural da classe média, não teve
condições de penetração nas massas.
* * *
Não tenho vindo encher-me de conhecimentos, como acontece sempre com as tuas crónicas porque estou na conclusão do meu livro.
ResponderExcluirLi as outras partes sobre a música brasileira...é um tema tão vaso quanto a dimensão do país e será difícil abarcar tudo, julgo eu que sou ignorante neste conteúdo... A única coisa que sei é gosto da música brasileira.
Beijo
Graça
É sempre muito bom, Graça, receber a sua visita, pois você sempre deixa aqui uma palavra de estímulo.
ExcluirAproveito esse ensejo para recomendar a todos uma visita ao seu blog, para que conheçam esse importante espaço.
Abraços,
Pedro