2 de nov. de 2009

DE POEMAS & DE POETAS





por Pedro Luso de Carvalhoa segunda metade do século XX, fala-se que o futuro da literatura é, no mínimo, incerto, para os menos pessimistas; e, para outros, que se dizem 'realistas', não há salvação para a literatura, é apenas uma questão de tempo, afirmam. Esse vaticínio é feito também em relação à poesia, que, nesse mister, mostra-se mais debilitada em relação à obra ficcional em prosa; pesam, sobre a poesia, alguns elementos negativos a mais, se comparados ao romance, ao conto e à crônica, que não são assim tão funestos, como, por exemplo, o mercado editorial para os livros de poemas, que está cada vez mais fechado por falta de interesse na aquisição dessas obras; e os motivos que levam a isso estão relacionados com o desinteresse das autoridades públicas da área do ensino em incluir a poesia no currículo escolar, por um lado, e pelo elevado preço dos livros, por outro lado – para ficarmos apenas nesses dois elementos.


Existem outros componentes que contribuem para debilitar a saúde dessa velha senhora, a poesia: uma delas é atração que exerce nas pessoas, desde muito cedo - para alguns jovens estudantes, ou mesmo para outros que estão fora das classes escolares -; aventuram-se a escrever poemas, sem antes buscar auxílio nos livros ou na escola; tornam-se adultos e seguem escrevendo, sem o amparo técnico necessário, já que, sabemos, a inspiração constitui-se apenas num dos elementos para a criação da obra poética; mais alguns componentes, que causam prejuízo à produção poética de boa qualidade, tais como a pressa em escrever grande quantidade de poemas em curto espaço de tempo, bem como a idade da para estar-se 'preparado' para escrever bons poemas - Ferreira Gullar escreve um livro de poema a cada dez anos; Edgar Allan Poe levou dez anos para considerar concluído o seu magistral poema O Corvo.


Sobre a idade para a pessoa escrever versos, diz o poeta Rainer Maria Rilke, através d
e personagem do seu romance Os cadernos de Malte Laurids Brigge, publicado pela editora Novo Século, São Paulo, 2008, com tradução de Lya Luft, págs. 18-19 :


“Acho que eu devia começar a fazer algo, a trabalhar, agora que estou aprendendo a ver. Tenho 28 anos, e praticamente não aconteceu nada. Vamos recordar: escrevi um ensaio sobre Carpaccio, que é ruim, um drama chamado O casamento que pretende provar algo falso com meios ambíguos, e versos. Ah, mas versos significam muito pouco se escritos cedo. Devia-se esperar, reunir sentido e doçura numa vida inteira, se possível bem longa, e depois, bem no fim, talvez se conseguissem dez versos bons. Pois versos não são, como as pessoas imaginam, sentimentos (a esses, temos cedo demais) – são experiências. E por causa de um verso é preciso ver muitas cidades, pessoas e coisas, é preciso conhecer bichos, é preciso sentir como voam os pássaros, e saber com que gestos flores diminutas se abrem ao amanhecer”.


Prossegue Rilke, pela fala de seu personagem, dizendo sobre as experiências que se deve ter para escrever versos: “É preciso recordar caminhos em regiões desconhecidas, encontros inesperados, e despedidas que há muito sentíamos chegar – dias da infância, ainda não explicados, os pais que tínhamos de magoar quando nos davam alguma alegria e não a entendíamos (era uma alegria para outra pessoa), doenças de crianças que começam de modo tão singular, com tantas e tão profundas transformações, dias em quartos silenciosos e isolados, e manhãs no mar, o mar sobretudo, mares, noites de viagem rumorejando no alto e voando com todas as estrelas – e poder pensar em tudo isso ainda não é suficiente. É preciso ter lembranças de muitas noites de amor, nenhuma semelhante à outra, grito de mulheres dando à luz, leves e alvas parturientes adormecidas que se tornavam a fechar”.


O personagem de Rilke termina essa parte de sua fala sobre a necessária experiência para que se possa escrever versos: “ E também é preciso ter estado com moribundos, sentar-se junto aos mortos no quartinho com a janela aberta, e aqueles ruídos intermitentes. E também não basta ter recordações. É preciso saber esquecê-las, quando são muitas, e ter a grande paciência de esperar que retornem por si. Pois as lembranças em si ainda não o são. Só quando se tornarem sangue em nós, olhar e gesto, sem nome, não mais distinguíveis de nós mesmos, só então pode acontecer que numa hora muito rara brote do meio delas a primeira palavra de um poema”.


7 comentários:

  1. Navegando sem ruma com a intenção de divulgar o meu blog, cheguei até você e gostei do que vi, tanto que pretendo voltar mais vezes. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da tela do computador está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar cuidado. Em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura e enauqnto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam.
    Se gostar da minha proposta, siga-me.
    Por hoje fico por aqui, Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir
  2. Pedro.
    Bem interessante e verdadeiro seu texto
    É verdade,a inclusão de poemas em livros escolares seria bem vinda, eu já tenho um poema classificado pela editora Pitagoras para ilustrar um livro de Ciencias da
    8* série. Fiquei feliz!
    Concordo também quanto a idade para se escrever poesia. 5 anos atrás tive um poema plagiado por uma garota de 13anos e que ganhou o 1* lugar com direito a premios em dinheiro e medalha. Felizmente a filha de uma amiga, reconheceu meu poema e avisou.Então eu exigi uma retratação. Mas aquela garota até podia ter inspiração, mas não tinha conhecimento e nem estrutura suficiente para escrever um poema como aquele e não consegui compreender como a equipe de julgadores não percebeu isso.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Gostaria de convidá-lo para comentar em nosso....minervapop.blogspot.com, sobre o novo do Saramago - Caim!
    Valeu!

    ResponderExcluir
  4. Olá Pedro, anteriormente tinha postado aqui, eu acho, e creio q ñ me lembro precisamente das palavras, que tinha sido convidada por um amigo a escrever um conto, mas depois de ler esse post, tive mais um incentivo a não o fazer. Creio q tenha sido isso!
    Penso que para se escrever um texto literário é preciso técnica, talento e "dom", além de tudo o que é citado no post, o q não me julgo ainda portadora. (apesar de insanamente colocar alguns no blog)Prefiro uma escrita mais voltada para o mundo das teorias. Ainda ñ me sinto preparada para escrever um conto por exemplo, bem, ñ para publicar, pois tenho pequenos escritos que guardo p mim. Perdão por retirar meu comentário anterior. Na verdade, tentei usar sua postagem para fugir do desafio proposto por meu parceiro de escrita, até enviei para ele. mas ñ houve acordo, ele ignorou todas as minhas palavras de tentativa de fuga e estamos escrevendo. Por isso, retirei o post. seria uma inverdade dizer q ñ escreveria mais, já q estou escrevendo.
    Em tempo, o parabenizo pelo blog, é um lugar de preciosidades. Estou sempre passando aqui. Conhecimento e cultura é necessário!

    Abraços...

    Paula Laranjeira

    ResponderExcluir
  5. E depois de Rilke neste largo olhar sobre a poesia fico com a solenidade feliz da reflexão.

    Obrigada,Pedro.


    Com admiração,


    Cris

    ResponderExcluir
  6. Rilke tem sua concepção sobre o fazer poético, e acredito que acerte em muitos pontos. Gostei muito disto que disse:

    ...É preciso saber esquecê-las, quando são muitas, e ter a grande paciência de esperar que retornem por si...

    Mas, Pedro, acredito também que a poesia está dentro da alma, e não tem idade para vir. O tempo, claro, contribui, e muito para a sedimentação do fazer poético, mas temos maravilhas poéticas feitas em tenra idade, vide Rimbaud.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo18:34

    I do agree with all the ideas you have offered for your post.
    They're very convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are too brief for starters. May just you please lengthen them a bit from next time? Thanks for the post.
    Also visit my blog ; perfumes baratos

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro