– PEDRO LUSO DE CARVALHO
Desde minha infância ouço pessoas dizerem, aqui e ali, que mais
vale um amigo que mil parentes. Por outro lado, tenho ouvido, de uma
ou de outra pessoa, a afirmação da existência de amizade entre
pais e filhos; pouco ouvi, no entanto, falarem sobre a amizade entre
irmãos, como coisa comum. Por esse enunciado, fica-se sabendo que o
tema do qual trataremos é sobre a amizade, entre: a)
pessoas sem vínculo de parentesco; b)
pais e filhos; c) irmãos.
Os nossos primeiros amigos são formados na infância, e, de muitos
deles, só nos separamos com a distância ou com a morte. Nessa fase
da vida formamos amigos para com eles compartilharmos as brincadeiras
próprias da idade, as disputas saudáveis nos esportes etc. Também
na adolescência sentimos a necessidade de amigos para contarmos
nossas aventuras amorosas, para termos dos amigos a confirmação ou
não, de estarmos agindo da maneira certa, como, por exemplo, nas
tentativas de aproximação de quem pretendemos namorar, ou apenas
‘ficar’, como se diz modernamente. Também o adolescente –
homem ou mulher – necessita de amigos para falar de suas aspirações
e de seus projetos; de seus amores e de suas decepções amorosas.
Passadas essas duas fases – infância e adolescência –,
tornam-se pessoas adultas, com família constituída ou não, com
profissão para dedicar-se, sobrecarregada de compromissos, os amigos
parecem ser ainda imprescindíveis, tanto que ali estão eles, os
amigos formados na idade adulta, ou aqueles vindos da infância ou da
adolescência.
O escritor Carlos Fuentes diz em seu livro Este é meu credo,
no ensaio que faz sobre amizade:
Aquilo que não temos, encontramos no amigo. Acredito nesse benefício
e o cultivo desde a infância. Nisso, não sou diferente da maioria
dos seres humanos. A amizade é o grande elo inicial entre o lar e o
mundo. O lar feliz ou infeliz é a aula de nossa sabedoria original,
mas a amizade é a sua prova. O que recebemos da família,
confirmamos na amizade. As variações, discrepâncias ou semelhanças
entre a família e os amigos determinam as rotas contraditórias de
nossa vida. Embora amemos nosso lar, todos passamos pelo momento
inquieto ou instável do abandono (embora o amemos, embora nele
permaneçamos). O abandono do lar só tem a recompensa da amizade.
Mais ainda: sem a amizade externa, a morada interna desmoronaria. A
amizade não disputa com a família os inícios da vida: ela os
confirma, garante e prolonga. A amizade abre caminho aos sentimentos
que só podem crescer fora do lar. Encerrados na casa da família,
murchariam como flores sem água. Aberta as portas da casa,
descobrimos formas de amor que irmanam o lar e o mundo. Essa formas
se chamam amizades.
Carlos Fuentes diz que “a amizade não disputa com a família os
inícios da vida: ela os confirma, garante e prolonga”. O escritor
acrescenta que a “amizade abre caminho aos sentimentos que só
podem crescer fora do lar”. Daí não se poder dizer que possa
existir amizade entre pais e filhos, como ocorre com pessoas sem esse
vínculo de sangue, que conhecemos fora do lar. Michel de Montaigne,
filósofo francês, da predileção de Jean-Paul Sartre, num dos
capítulos dos seus Ensaios, fala sobre o tema, com o título: Da
amizade. Diz Montaigne:
Nas relações entre pais e filhos é mais o respeito que domina. A
amizade nutre-se de comunicação, a qual não pode estabelecer-se
nesse domínio em virtude da grande diferença que entre eles existe,
de todos os pontos de vista; a esse intercâmbio de ideias e emoções
poderia por vezes chocar os deveres recíprocos que a natureza lhes
impôs, pois se todos os pensamentos íntimos dos pais se
comunicassem aos filhos, ocorreria entre eles familiaridades
inconvenientes. Mais ainda: não podem os filhos dar conselhos ou
formular censuras a seus pais, o que é, entretanto, uma das
primeiras obrigações da amizade.
No tocante à amizade entre irmãos a situação é semelhante à dos
pais, com algumas variantes; não pelo respeito que domina nesse caso
a relação entre pai e filho, ou por sentimentos nobres; ao
contrário, sentimentos vis, muitas vezes, como é o caso da inveja,
que, sendo desmedida, logo se têm como coadjuvante o ódio e, como
consequência, a traição com as suas formas mais sórdidas; e, como
o ódio do qual essas pessoas ficam impregnadas, logo se vê a
prática de injustiças contra o irmão; atos que demonstram não só
a discórdia, mas também um sentimento de destruição do outro,
embora nem sempre consciente; sente-se isso quando se vê irmãos
invejosos colocarem barreiras no relacionamento entre o irmão e seus
pais, quando querem alijá-lo da família, cuja explicação seria
óbvia e fácil para a psicologia.
Trazemos novamente o ensinamento de Michel de Montaigne, agora a
respeito da relação entre irmãos:
É, em verdade, um belo nome e digno da maior afeição o nome de
irmão; e por isso La Boétie e eu o empregamos quando nos tornamos
amigos; mas na realidade, a comunidade de interesses, a partilha de
bens, a pobreza de um como consequência da riqueza de outro,
destemperam consideravelmente a união formal. Em devendo os irmãos,
para vencer neste mundo, seguir o mesmo caminho, andar com passo
igual, inevitável se torna que se choquem amiúde. Mais ainda: é a
correspondência dos gostos que engendra essas verdadeiras e
perfeitas amizades e não há razão para que ela se verifique entre
pai e filho, ou entre irmãos, os quais podem ter gostos totalmente
diferentes.
Voltemos ao tema, qual seja, a amizade – tema que não inclui pais,
filhos e tampouco irmãos – com este trecho de Carlos Fuentes, in
Este é meu credo, como segue:
Que sempre falta descobrir mais do que já existe. Que a amizade se
colhe porque se cultiva. Que ninguém faz amigos sem fazer inimigos,
mas que inimigo algum jamais alcançará a altura de um amigo. Que a
amizade é uma forma de discrição: não admite a maledicência que
maldiz àquela que a diz, nem a fofoca que transforma tudo em lixo.
Amizade é confiança. (É mais vergonhoso desconfiar dos amigos do
que enganá-los, escreveu La Rochefoucauld.) Que a amizade, para ser
próxima, mostra-nos o caminho do respeito e da distância, embora a
amizade permita amar e detestar as mesmas coisas.
Vejamos a lição que Carlos Fuentes aprendeu com seu dileto amigo,
um dos gênios do cinema, o mexicano Luis Buñuel:
Digo ‘naturalidade passiva’ e me ocorre que, sendo o diálogo uma
das celebrações da amizade, o silêncio também pode sê-lo. É um
ensinamento de minha amizade com Luis Buñuel. A princípio, pensei
que suas lacunas durante uma conversa geralmente muito animada fossem
falha minha, e uma censura da parte dele. Aprendi que saber estar
juntos sem dizer nada era uma forma superior de amizade. Era
respeito. Era reverência. Era reflexão, oposta ao simples
tagarelar. Não somos, instantaneamente, conversadores. Seremos,
instantaneamente, filósofos... Não eram estoicos Sêneca e
Manolete, ambos de Córdoba?
Embora alguns pais, orgulhosos de seus filhos, afirmem que eles são
seus amigos, as lições de Fuentes e de Montaigne dizem o contrário:
amigos se fazem fora do lar – os pais não serão amigos dos
filhos. As amizades formam-se na escola, nos clubes, nas festas, sem
a presença de quaisquer sentimentos de autoridade – autoridade que
os pais usam para formar seus filhos para o mundo. O certo é que
filhos criados com esmero e responsabilidade, provavelmente farão
bons amigos ao longo de suas vidas.
REFERÊNCIAS:
FUENTES, Carlos. Este é meu credo. Tradução de
Ebréia de Castro Alves. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2002.
MONTAIGNE, Michel. Ensaios. Tradução de Sérgio
Milliet. Porto Alegre: Editora Globo, 1961.
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Lindo artigo, Pedro. Todo fundamentado em reflexões filosóficas de pensadores sensíveis. Muito bom, parabéns!
ResponderExcluirabraços
Cesar
ps. Sugestão: Oswald de Andrade e sua contribuição para a literatura contemporânea, com a quebra de tabus, com a quebra de regras que trouxe, libertando a criação. Abço