26 de fev. de 2013

SIGMUND FREUD – Resposta a Albert Einstein



.            [PEDRO LUSO DE CARVALHO]

     
     No final da carta que escreveu para Sigmund Freud, em post scriptum, Albert Einstein pediu-lhe: “Por favor, não responda a esta carta. Meu prazer em valer-me da ocasião para escrever-lha já me é suficiente”. Tal pedido, no entanto, não foi por atendido por Freud, que, segundo Ernest Jones (Vida e Obra de Sigmund Freud), não tardou a responder-lhe:
       
        Viena, 3.5.1936
        Verehrter Herr Einstein:
       
         São vãs as sua objeções para que eu não responda à suas amável carta. Efetivamente preciso dizer-lhe quão satisfeito fiquei da alteração havida no seu julgamento – ou, pelo menos, início de alteração. Sem dúvida que eu sempre soube que você me “admirava” por uma questão de cortesia e que acreditava muito pouco em quaisquer das minhas doutrinas, embora freqüentemente eu me perguntasse a mim mesmo o que, na verdade, havia nelas para ser admiradas, se não fossem a expressão da verdade, isto é, se não contivessem uma larga medida de verdade.
      Incidentalmente, não acredita você que eu teria sido mais bem tratado se as minhas doutrinas contivessem uma porcentagem maior de erros e de extravagâncias? Você é tão mais moço do que eu que posso esperar contá-lo entre meus “seguidores” quando atingir a minha idade. Uma vez que, então, não poderei certificar-me disso, antecipo agora o prazer dessa possibilidade. (Você bem sabe o que se passa na minha cabeça: ein Vorgefühl von solchem Glück geniesse ich etc.)

        In herzlicher Ergehenheit und unwandelbarer VerehrungIhr
                                                                                                            Freud.         
        _________                  
        NOTAS:
       
      Albert Einstein nasceu em 14.3.1879, em Ulm, Alemanha, e faleceu em 18.4.1955, em Princeton, EUA. Recebeu o Prêmio Nobel de Física em 1921
       
       Sigmund Freud nasceu em 6.5.1856, em Příbor, República Checa, e faleceu em 23.9.1939, em Londres, Inglaterra.

      A correspondência entre Sigmund Freud e Albert Einstein (Por quê da guerra?), foi publicada em 1933, na Europa e nos Estados Unidos.



       REFERÊNCIA:
      JONES, Ernest. Vida e Obra de Sigmund Freud. Tradução de Marco Aurélio de Moura Mattos. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975, p.744-745.



                                                                     *  *  *

8 comentários:

  1. Pedro Luso

    Além de uma deferência reciproca, entre as dua sumidades, ficou expressa grnde humildade.

    A singularidade dos homens, efectivamente, grandes do planeta terra!

    Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso mesmo, caro Daniel, a humildade está sempre próxima dos homens sábios, que se preocupam em melhorar nosso Planeta e a todos os que aqui habitam.

      Um abraço.

      Excluir
  2. Pedro,
    Sempre fui admiradora de cartas, fonte preciosa, reveladoras de conhecimento e de alma. Parabéns pela publicaçāo,
    Grata,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria de Lourdes,

      Obrigado por sua visita.
      Eu também gosto de cartas, como você pode ver por algumas postagens de cartas que fiz aqui no blog: Freud, Einstein, Murilo Mendes, Mario de Andrade, Fernando Sabino.

      Abraços,
      Pedro.

      Excluir
  3. Anônimo04:16

    Prezado Pedro Luso, lhe sou muito grato por compartilhar de tão elaborado e proveitoso feito que é este blog. Foi uma preciosa descoberta. Pessoas como o você tornam este mundo uma proposta " ainda" viável. um forte abraço Mauricio

    Ps: Se não for muita indelicadessa gostaria de convidá-lo a que conheça o meu blog. desde já muito grato!

    contomaz.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mauricio.

      Já fiz minha visita ao seu blog, e passei a segui-lo.

      Um abraço.

      Excluir
  4. Anônimo14:38

    Link exchange is nothing else however it is only placing
    the other person's website link on your page at suitable place and other person will also do same for you.

    Here is my site webislam.ru

    ResponderExcluir
  5. Anônimo20:50

    Does your site have a contact page? I'm having trouble locating it but, I'd like to send you an e-mail.

    I've got some ideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great site and I look forward to seeing it improve over time.

    Also visit my blog :: free online credit report

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro