21 de fev. de 2010

ENTREVISTA / Simone de Beauvoir


por Pedro Luso de Carvalho

A escritora francesa Simone de Beauvoir, romancista, memorialista e filósofa, tornou-se famosa tanto pela boa qualidade dos livros que publicou como pelo fato de ter sido a companheira de Jean-Paul Sartre. O seu livro filosófico O Segundo Sexo (Deuxième sexe), publicado em 1949, causou escândalo entre os leitores franceses dessa época pela crítica contra a cultura patriarcal do ocidente. Essa obra também foi importante para firmar a reputação de Simone de Beauvoir como importante intelectual. Essa reputação de intelectual é mantida até os dias atuais. A obra O Segundo Sexo bem como outros livros seus são freqüentemente reeditados em muitos países da Europa das Américas do Sul e do Norte.


Simone de Beauvoir conheceu Sartre na Sorbonne, quando se preparava para bacharelar-se em filosofia. Também aí começaria a relação íntima entre os dois, que duraria até a morte do filósofo, em 1980, sem que jamais tivessem casado - Sartre e Simone não aceitava o casamento, a monogamia e filhos. A partir da publicação do primeiro romance, A Convidada (L'Invitée), em 1943, a escritora desligou-se do liceus de Marselha e de Paris, onde ensinava filosofia, para dedicar-se em tempo integral à literatura. Não tardou para publicar o seu segundo romance, O Sangue dos Outros (Le Sang des Autres), sobre a Segunda Guerra Mundial, mais propriamente sobre a ocupação da França pela Alemanha, e a luta da Resistência francesa contra os nazistas.
O terceiro romance veio cinco anos depois. Além das obras de ficção, a escritora publicou uma peça para o teatro e inúmeros ensaios filosóficos, no qual se inclui O Segundo Sexo, em 1949. Três anos antes, fundou com Sartre a revista mensal Les Temps Modernes, que se tornaria importante veículo para divulgar o existencialismo francês.


As obras de Simone de Beauvoir já traduzidas, e publicadas no Brasil pela Difusão Européia do Livro são: A Convidada, Todos os Homens são Mortais, Memórias de uma Moça bem Comportada, O Segundo Sexo: I. Os Fatos e os Mitos , II. A Experiência Vivida, Na Força da Idade, 2 vols., Os Mandarins, 2 vols., As Belas Imagens, O Sangue dos Outros e Mulher Desiludida. A Editora Nova Fronteira publicou três obras muito importantes da escritora: Uma Morte Muito Suave (narra a morte de sua mãe pelo câncer, depois de ter sido internada numa clínica de Paris para tratar de uma fratura do fêmur), Os Mandarins (um de seus mais importantes romances), A cerimônia do Adeus, 604, págs. (seguido de entrevistas com Sartre), A Velhice, 711 págs. (talvez o ensaio contemporâneo mais importante sobre a vida dos idosos).

Passemos agora a anunciada entrevista (trechos) concedida por Simone de Beauvoir à Madeleine Gobeil, da The Paris Review (In Escritoras e a arte da escrita, edição de George Plimpton, Ed. Gryphus, Rio de Janeiro, 2001). Antes, porém, da entrevista, alguns dados (não a biografia, obviamente) para quem não conhece a escritora: Simone de Beauvoir nasceu em Paris, no dia 9 de janeiro de 1908. Nasceu no bairro Montparnasse, que sempre foi o endereço de importantes escritores e pintores franceses e estrangeiros,como ocorreucom Picasso, entre outros. (Sobre a famosa The Paris Review, contamos parte de sua históriaaqui no Blog Panorama, cujo link está inserido no final deste texto.)


Como o nosso propósito não é escrever a biografia de Simone de Beauvoir, passemos à entrevista, feita em seu apartamento na 'rue' Schoëlcher, em Montparnasse, que ficava bem próximo ao apartamento de Sartre. A entrevistadora Madeleine Gobeil faz referência ao livro de memórias de Simone de Beauvoir, que na época desse encontro esteve preparando a sete anos, e pergunta se a sua vocação e a sua profissão, deveu-se à perda da fé religiosa; a escritora responde:


“É muito difícil para uma pessoa relembrar o seu passado sem trapacear um pouco. Meu desejo de escrever começou muito antes disso. Eu já escrevia histórias aos oito anos, mas muitas crianças fazem a mesma coisa, o que não quer dizer que tenham vocação para escrever. No meu caso, pode ser que a vocação tenha se acentuado porque perdi a fé religiosa; também é verdade que li livros que me comoveram profundamente, como The Mill on the Floss (O moinho à beira do rio), de George Elliot. Quis muito ser como ela, alguém cujos livros seriam lidos e comoveriam os leitores”.


De Beauvoir, como é tratada a escritora pela The Paris Review, é perguntada se foi influenciada pela literatura inglesa, e esta foi sua resposta: “Estudar inglês foi uma das minhas paixões desde a infância. Há um repertório de literatura infantil em inglês muito mais encantador do que em francês. Eu adorava ler Alice in Wonderland (Alice no País das Maravilhas), Peter Pan, George Eliot e até Rosamond Lehmann”.


Ainda nessa linha de literatura infantil, a entrevistadora pergunta sobre Dusty Answer (Poeira); a escritora então fala da paixão que tinha pelo livro, embora fosse quase medíocre; diz também que o livro era muito apreciado pelas meninas de sua geração. Diz mais: “Quanto a mim, eu invejava a vida universitária na Inglaterra, porque vivia em casa e nem sequer tinha um quarto só meu. Na verdade, não possuía nada. E embora aquela vida não fosse livre, dava espaço para a privacidade, por isso me parecia magnífica. A autora (Dusty Answer) conhecia todos os mitos das meninas na adolescência – belos rapazes com ar misterioso, etc. Mais tarde, naturalmente, li as irmãs Brontë e de Virginia Woolf: Orlando, Mrs. Dalloway. Não gosto de The Waves (As Vagas), mas aprecio muito, muito mesmo, seu livro sobre Elizabeth Barrett Browning”.


Madeleine Gobeil (The Paris Review) pergunta a Simone Beauvoir sobre o diário de Virginia Woolf; esta a sua resposta: “Interessa-me menos. É muito literário. É fascinante, mas distante de mim. Ela se preocupa demais imaginando se será publicada e com o que as pessoas dirão a seu respeito. Gostei bastante de A Room of One's Own, no qual ela fala sobre a situação das mulheres. É um ensaio curto, mas acerta em cheio. Explica muito bem porque as mulheres não conseguem escrever. Virginia Woolf é uma das escritoras que mais me interessam. Você já viu uma foto dela? Um rosto extremamente solitário... de certa forma, ela me interessa mais do que Colette. Afinal de contas, Colette se envolve muito com seus pequenos casos amorosos, com assuntos domésticos, com a roupa lavada, os animais de estimação. Viginia Woolf tem uma maior dimensão”.


Nesta altura da entrevista passemos por cima de suas respostas sobre a importância da educação universitária para o escritor, para deter-nos sobre o que De Beauvoir responde a respeito de ter ficado escrevendo dez anos até ter seu livro publicado, aos 36 anos. A entrevistadora pergunta se por isso ela nunca se sentiu desencorajada, e esta foi sua resposta:


“Não, porque no meu tempo era raro publicar quando se era jovem. Naturalmente, há uma ou duas exceções, como Radiguet, que foi um prodígio. O próprio Sartre só publicou com já estava com 35 anos, quando A Nausea e O Muro foram comprados. Quando meu primeiro livro foi rejeitado por uma editora, senti-me um pouco desencorajada, foi muito desagradável. Pensei então que deveria me dar um tempo. Conhecia muitos escritores que demoraram a dar a partida. As pessoas sempre mencionam o caso de Stendhal, que só começou a escrever depois dos 40 anos.”


Respondendo a pergunta se foi influenciada por algum escritor norte-americano, ao escrever os seus primeiros romances, responde: “Quando escrevi A Convidada fui influenciada por Hemingway, pois foi ele quem nos ensinou como usar um certo despojamento no diálogo e a importância das pequenas coisas da vida.”


Para encerar, mais um trecho da entrevista; vejamos o que Simone de Beauvoir responde a Madeleine Gobeil, da The Paris Review, quando esta pergunta-lhe se Beckett sentiu agudamente o logro da condição humana, e se Acha que ele é mais interessante do que os outros “novos romancistas? De Beauvoir responde:


“Certamente. Toda a especulação com o tempo empregado com o “novo romance” pode ser encontrada em Faulkner. Foi ele que nos ensinou como fazê-lo, e na minha opinião ele é quem o faz melhor. Quanto a Beckett, seu modo de enfatizar o lado escuro da vida é muito belo. Contudo, ele está convencido de que a vida é escura, só isso. Eu também estou convencida de que a vida é escura, mas ao mesmo tempo, amo a vida. Essa convicção parece ter estragado tudo para ele. Quando isto é tudo o que você pode dizer, não há 50 maneiras de dizê-lo; e por isso muitas das suas obras são meras repetições do que ele já disse. Endgame repete Waiting for Godot, de um modo mais fraco.”


Além dos escritores mencionados nessa entrevista, Simone de Beauvoir conta no seu livro Na força da Idade (La force de l'âge), publicada no Brasil em 1961 pela Difusão Européia, quais são outros escritores importantes para ela; e ela então os enumera: Whitman, Blake, Yeats, Synge, Sean O'Casey, todos os livro de Virginia Woolf, Henry James (toneladas, diz ela), George Moore, Swinburne, Swinnerton, Rebecca West, Sinclair Lewis, Dreiser, Sherwood Anderson, Doroty Richardson (que em dez volumes não contou absolutamente nada, diz Simone), Alexandre Dumas, as obras de Népomucène Lemercier, as de Baour-Lormian, os romances de Gobineau, todo Restif de La Bretonne, as cartas de Diderot e Sophie Volland e também Hoffmann, Sudermann, Kelermann, Pio Baroja, Panaït Istrati.


Simone de Beauvoir foi contemplada com o famoso Prêmio Goncourt, em 1954. Foi uma importante escritora feminista. Com Sartre, visitou o Brasil no final de 1960. Na visita que Simone e Sartre fizeram a Cuba foram recepcionados por Fidel Castro e por Che Guevara. Simone de Beauvoir morreu em Paris, em 14 de abril de 1986, aos 78 anos.

14 comentários:

  1. Creo que Simone fue mas grande que Sartre
    Sin desmerecer al fundador del existencialismo y sus obras
    (los caminos de la libertad por ejemplo)
    la obra de Simone de Beauvoir ,El Segundo Sexo sobre todo,apunto mas profundo
    Saludos Cordiales

    ResponderExcluir
  2. "Le couple heureux qui se reconnaît dans l'amour défie l'univers et le temps ; il se suffit, il réalise l'absolu"
    S. de Beauvoir

    Gracias por recordarla.
    Saludos

    ResponderExcluir
  3. Para mim, o que me encanta em Simone é esta afirmação da mulher como capaz, como ser além das regras impostas em que cada um tem que cumprir um papel. Um ser brilhante, derrubou tabus, e o relacionamento dela com o Sartre é algo muito inspirador. Simone abriu portas, enfim.
    Um abraço, Pedro, muito bom teu espaço.

    ResponderExcluir
  4. Simone é uma das mais importantes precursoras do modo atual de pensar-se... do inconformismo, de nao deixar-se "colocar catalogad numa prateleira". Sim, uma mulher interesantíssima. Obrigado amigo por esta maravilhosa e inteligentíssima postagem que nos leva analíticamente de A a Z. Amei passar por aqui!
    Ricardo

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, Pedro, muito obrigado pelos versos do Borges. Olha, curto muito a internet pelas facilidades que propicia, uma delas é o contato instantâneo com pessoas como vc. Então, fui atrás do vídeo com a música e encontrei no youtube, maravilha. Muito obrigado.

    Estou te enviando, espero que goste desta gravação.

    http://www.youtube.com/watch?v=ssOd1ZlUvcw&feature=related

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito do seu blog, gostaria que você fosse conhecer o meu www.odeliriodabruxa.blogspot.com
    Um beijo
    Denise

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, novamente , Pedro, pela dica, realmente a interpretação do Edmundo Rivero é maravilhosa, e vc tem razão quanto à importância de recitar os versos do Borges pois isso confere uma maior dramaticidade á mensagem pretendida pelo poeta. Linda, triste mas linda, a interpretação.
    Grande abraço, mantendo contato.

    Aproveito para te enviar um poema que fiz há uns dois anos, sobre o tema do tango, talvez não tenha nada a ver com o que estamos falando, mas está valendo:


    A MEDIA LUZ

    Sempre reneguei o tango
    e os entusiastas de Gardel

    longe de mim a passional postura
    eivada de desolação e dor

    o amor sempre em mim
    um campo de mais alvos,
    intocáveis, lírios
    onde não choveu.

    Afastei o bruxo, cerrei a tenda
    mas na contrapartida
    adiei o fruto, me ceguei à cor.

    (Violinos eternos , bandoneóns ,
    toquem-me hoje um tango crepuscular e tardio,
    toquem, que desaprendi o me bastar
    e o meu cismar sozinho,

    à meia-luz ,
    meu coração
    são girassóis que dançam -
    todo chama, e torvelinho.)

    Fernando Campanella

    ResponderExcluir
  8. Ah, me esqueci de dizer, o poema acima foi postado no blog no dia 27 de julho de 2009. Está lá com uma bela foto que tirei. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  9. Lindo e interessante blog amigo!
    Obrigada por vir e compartilhar.

    BOM FDS M@ria

    ResponderExcluir
  10. Agradecendo sua visita e carinho.

    Ótima Semana.....Abraços!

    ResponderExcluir
  11. maravilha, obrigado por compatilhar

    abs

    ResponderExcluir
  12. Interessante esta entrevista de Simone de Beauvoir que gostei muito de ler. Revi umas coisas e aprendi outras... Achei engraçado ela afirmar que, naquela época, os escritores só publicavam depois dos 40 anos de idade. Seria a literatura então mais bem seleccionada e amadurecida comparativamente aos dias de hoje em que basta ter dinheiro ou um amigo de peso numa Editora, para surgir um/a escritor/a já com a fama encomendada? Não sei, mas fiquei a pensar neste "pequeno" detalhe...
    Agradeço a tua presença no blog do 1º aniversário do Zambeziano.
    Beijo
    Graça

    ResponderExcluir
  13. Olá Pedro!

    Fico sempre "mais rica" quando venho ao teu blogue e vejo estas postagens.
    Bem hajas por partilhares com os outros a tua cultura :))

    Um beijo

    ResponderExcluir
  14. Agradeço-lhe pela visita feita ao meu blog "Contos Curtos, Grandes Receitas" Espero que volte..
    Gostaria muito de ler "O Sangue dos Outros". será que eu acho?
    Abraços

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro