20 de ago. de 2009

JAMES ROBINSON - O Pensamento Crítico






por Pedro Luso de Carvalho

Escolhemos para esta publicação trechos do livro The Mind in the Making, de James Harvey Robinson, traduzido para o português por Monteiro Lobato com o título de A Formação da Mentalidade. Trata-se da terceira edição da obra, esta publicada pela Companhia Editora Nacional, São Paulo, 1957.


O professor de História norte-americano, da Universidade de Pennsylvania e da Universidade de Columbia, James Harvey Robinson, nasceu em Bloomington, Illinois, em 29 de junho de 1863 - faleceu em 16 de fevereiro de 1936. Foi um dos fundadores e o primeiro diretor da Nova Escola para Pesquisa Social, em 1929. Em suas obras e palestras sempre deu ênfase na “Nova História”, na qual incluía não apenas acontecimentos políticos, mas também o social, o científico, o intelectual e o progresso da humanidade. Por isso, exerceu grande influência no ensino da História em seu país.

Passemos, pois, a A Origem do Pensamento Crítico, do livro The Mind in the Making, ("A Formação da Mentalidade"), de James Harvey Robinson, com trechos do início desse capítulo:

"Ao que sabemos, foram os egípcios o primeiro povo que inventou um método de escrever, há cinco ou seis mil anos atrás, e concebeu novas artes desconhecidas de seus bárbaros predecessores. Desenvolveram a pintura e a arquitetura, e ainda várias e engenhosas indústrias; trabalharam o vidro e criaram o esmalte; começaram a usar o cobre, desse modo introduzindo o metal na vida humana. Mas a despeito do extraordinário adiantamento prático dos egípcios, permaneceram eles muito primários em suas crenças.

O mesmo pode ser dito dos povos da Mesopotâmia e dos do ocidente asiático. E o mesmo foi observado entre nós, pois que entre nós as artes práticas se desenvolveram muito antes de começada a revisão das idéias relativas ao homem e aos deuses. As opiniões peculiares dos egípcios não penetraram diretamente em nossa herança intelectual; mas algumas das idéias religiosas fundamentais desenvolvidas no ocidente asiático, influenciaram-nos por intermédio da adaptação judaica.
.
.
Para os gregos, entretanto, a nossa dívida é pesadíssima. A literatura grega, nos fragmentos escapos à destruição, estava destinada, conjuntamente com as Escrituras Hebraicas, a exercer uma incalculável influência na formação da mentalidade moderna. Essas duas heranças literárias originaram-se aproximadamente ao mesmo tempo, na perspectiva da história da espécie. Antes da civilização grega, os livros não haviam representado papel de vulto no desenvolvimento, disseminação e transmissão da cultura de uma geração para outra. Mas a partir da Grécia tornar-se-iam a principal força no estimular ou retardar a expansão do espírito humano.
.
Foram necessários mil anos para que os pastores gregos das pradarias do Danúbio assimilassem a cultura das civilizadas regiões em que eles apareceram como bárbaros destruidores. Aceitaram as artes industriais do Mediterrâneo, adotaram o alfabeto fenício e competiram com os mercadores mais alertas da época. Pelo sétimo século antes de Cristo já possuíamos cidades, colônias e comércio, com muita movimentação de um ponto para outro. Os primeiros traços da nova intelectualidade nós os recolhemos nas cidades jônias, sobretudo Mileto, e nas colônias gregas da Itália. Só mais tarde se tornou Atenas o grande centro daquela maravilhosa maré da inteligência humana”.


.

11 comentários:

  1. Meu nome é Alex Primo e sou professor do programa de pós-graduação em Comunicação e Informação da UFRGS.

    Estou realizando uma pesquisa sobre blogs de Porto Alegre.

    Gostaria muito de poder contar com sua presença em uma entrevista em grupo que realizarei na Faculdade de Comunicação da UFRGS na próxima quinta-feira, 4 de dezembro, às 19h. Posso contar com sua participação? Por favor responda para limc arroba ufrgs.br

    Abraços,

    Alex Primo
    Professor PPGCOM/UFRGS
    - Blog: http://alexprimo.com
    - Livro: http://www.ufrgs.br/limc/livroimc/
    - Laboratório de Interação Mediada por Computador: http://www.ufrgs.br/limc

    ResponderExcluir
  2. Olá Pedro

    Tem um prémio no meu blog para si.
    Depois volto, com mais calma para comentar este post.

    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo! Fiquei muito feliz com a tua visita, o comentário e, principalmente, por teres te tornado seguidor do nosso humilde espaço. Isso somente aumenta a minha responsabilidade de melhorar tudo aquilo que crio e escrevo. Espero que voltes mais vezes, pois será sempre um prazer renovado.

    Quanto ao "Pensamento Crítico", É um belíssimo texto, muito bem coordenado. Só lamento o fato dessa maravilhosa maré da inteligência humana de Atenas, não ter sido perpetuada até os dias atuais. Assistí no Jornal Hoje o caos na educação em Santarem, no estado do Pará, retrato fiel da autêntica falta de inteligência e vergonha na cara, dos que hoje estão no poder.

    Com certeza voltarei mais vezes, pois preciso aprender muito nesta vida e, para tal, me tornei teu seguidor. Até quando permitires, é claro!

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  4. Pedro,
    É verdade,
    O pensamento único voltado para uma só vertente tende a ser danoso e a criar falsos lideres, ou fanáticos. O pensamento deve ser dinâmico, criativo e critico, voltado para todas as areas da sociedade, pois só assim a compreensão do mundo pode ser uma aliada e não uma contradição.
    Infelizmente, muitas prof. da rede publica de ensino nem sabem o que seja pensamento critico para poder transmitir aos alunos uma aula pratica.

    E obrigada pela passagem em meu BLOG de poemas.
    tenho outro de Contos,lendas e textos.
    http://doroni.blogspot.com
    bjs
    Doroni

    ResponderExcluir
  5. Anônimo10:23

    Olá,

    parabéns pelo Blog...gostaria de convidá-lo a visitar o nosso....minervapop@blogspot.com

    Obrigado,

    Anselmo - SP

    ResponderExcluir
  6. Caro Pedro,

    foi uma honra receber sua visita e comentário em nosso Blog....

    Obrigado

    minervapop.blogspot.com

    Anselmo

    ResponderExcluir
  7. Estou ENCANTADO com este espaco cultural de tao alto nível! Uma maravilha!!!!!!!!!! Comeco agora, humildemente, a ler todas suas postagens e a aprender! Muito obrigado por passar lá nas "Tertúlias", senao jamais teria encontrado tao fascinante Blog! Um abraco daqui de Viena Ricardo

    ResponderExcluir
  8. Mafalda Capristani11:17

    Pedro,

    Parabéns por trazer assuntos tão sérios e importantes para a Internet.

    Beijos,

    Ma

    ResponderExcluir
  9. Anônimo20:59

    Olá,

    vi uma brincadeira certa vez, em que um Grego afirmava que toda a palavra escrita moderna tinha sua origem do vocabulário Grego....

    Abraço.

    Anselmo - Minerva Pop

    ResponderExcluir
  10. Passo por aqui na condição deliciosa de estudante.Ao sair metabolizo informações em conhecimento.Recordo,aprendo e fico agradecida a este encontro virtual que acrescenta .A escolha dos temas para as postagens é um trabalho encadeado de um mestre na arte de ensinar .
    Muito obrigada,Pedro.

    Sempre com admiração,

    Cris

    PS-te espero lá no meu espaço.

    ResponderExcluir
  11. Pedro,

    Este texto confronta-nos com o facto de que a evolução das ideias é desigual conforme as matérias a que se aplica. Sempre foi mais fácil lidar com as questões práticas e materiais do que com a metafísica. Do conflito implícito nessa circunstância resultam inúmeras interessantes, até importantes questões que, infelizmente, só se respondem no exercício especulativo.

    Um abraço

    ResponderExcluir


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro