Páginas

24 de ago. de 2008

DORIVAL CAYMMI DEIXA SAUDADE



por Pedro Luso de Carvalho

Neste mês teve festa no céu para Dorival Caymmi, que viveu por aqui por 94 anos, compondo e cantando a beleza da Bahia – suas mulatas e suas praias. Lá estavam à sua espera outros artistas brasileiros, com suas músicas inesquecíveis: Villa-Lobos com o Trenzinho Caipira, Ernesto Nazareth com Apanhei-te Cavaquinho, Noel Rosa com Feitio de Oração, Ataulfo Alves com Leva Meu Samba, Ary Barroso com É Luxo Só, Pixinguinha, com Carinhoso, Jacob do Bandolim com Vibrações, Herivelto Martins com Praça Onze, Nelson Cavaquinho com A Flor e o Espinho, Lupicínio Rodrigues com Esses Moços, Cartola com Fita Meus Olhos, Baden Powell com Samba Triste, Vinícius de Moraes com Garota de Ipanema, Tom Jobim com Águas de Março.


É claro que deixei de mencionar outros grandes nomes de músicos brasileiros, que também fazem parte da festa dedicada a Dorival Caymmi; mas, acho que os mencionados dão bem uma idéia desse encontro. Todos estavam lá, esperando para ouvir a voz suave, grave e intimista de Caymmi, na magnífica interpretação de suas composições, como Marina, Lá Vem a Baiana, O Vento (Chamar o Vento), Festa de Rua, A Lenda do Abaeté, Saudade de Itapoã, Modinha, Cantiga, Meu Menino, Acalanto, A Jangada Voltou Só, e tantas outras composições suas, que por aqui na terra não serão esquecidas.


Mas, nessa festa no céu, dedicada a Caymmi, não poderia faltar mulher, que, com o mar, foi sua constante fonte de inspiração. Lá estavam elas, para prestar homenagem a esse gênio da música: Chiquinha Gonzaga, Dalva de Oliveira, Carmen Miranda, Elizeth Cardoso, Maysa, Clara Nunes, Dolores Duran, Elis Regina e outras, que estão bem representadas por estas. O pessoal da Jovem Guarda certamente diria que deram a Caymmi "Uma Festa de Arromba". - Saravá, irmãozinho! Era o Vinícius a saudá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Obrigado a todos os amigos leitores.
Pedro